segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O prazer de um trabalho bem feito


Nessa semana que passou esse tema chamou minha atenção especialmente em dois momentos: com a morte de Steve Jobs e quando assisti ao filme Capitães de Areia.
É muito triste testemunhar a morte de um grande homem, mas ao mesmo tempo, no caso de Jobs, sua existência rendeu várias vidas.Viveu plenamente e realizou seu sonho. Deparou-se com a morte, absolutamente  implacável, mas sei que morreu em paz. Sei disso porque todas as vezes que realizamos o que queremos,bate um sentimento de realização plena que é justamente o grande consolo para a morte.Esse momento de prazer único e indivisível fica como uma cicatriz perene que marca na sua pele a na sua alma o fazer bem feito, o fazer direito aquilo a que você tinha se proposto fazer. Mais uma vez no caso do Steve Jobs, o seu feito mudou a história do mundo, o poder de comunicação entre todos. Não me cabe aqui julgar se isso é bom ou ruim, não é disso que eu estou falando, estou falando da satisfação de quem cria e ver seu feito atingir a todos . Isso é vida ,realização, conquista, coisas com que nós humanos nos deparamos a todo instante. Eu quero. Eu posso. Será? Resta como grande lição o correr atrás do sonho, a despeito das dificuldades da vida, a despeito da morte. É a marca da presença que não se apaga.


Fui assistir ao filme“Capitães de Areia”, primeiro longa de Cecilia Amado, neta de Jorge Amado, o autor dessa maravilha que é o livro “ Capitães de Areia”, produzido pelo meu querido amigo Bruno Stroppiana e saí de lá maravilhada,por estar compartilhando de um trabalho que também carrega a marca do bem feito...feito com amor, dedicação e trabalho, esse filme nos presenteia com uma saga dramática, que gira em torno de crianças abandonadas e seus dramas, que não são poucos.Trabalho feito com beleza, amorosidade e leveza, sem ser piegas, caminho que seria muito fácil de ser trilhado,dado as circunstâncias da história. Sei que o avô de Cecília, seja lá onde estiver, está orgulhoso e feliz, pela neta, a cineasta que já desponta vencedora e por ver na sua história a possibilidade de esperança que temos, quando alguém especial toma pra si a liderança de um sonho, que existe na figura de Pedro Bala. Foi feita uma revolução...na vida dos jovens que viveram personagens no filme, na idéia primordial de que com um sonho e coragem podemos vencer várias batalhas. Foi isso que fez Jorge Amado, foi isso que fez Cecíla, foi isso que fez meu amigo Bruno. Axé pra todos os que mais uma vez brigaram pelo sonho e através desse filme também deixarão sua marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário