quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Agora falando sério...


Gente, que o carnaval é o máximo, é! Que o Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa, é ! Que a natureza conspirou a favor deste carnaval, verdade! O sol esteve presente, o calor foi suportável. Deu pra tudo: praia, samba, cinema, chopinho, namoro...deu pra ter uns feriados deliciosos. Sem chuva . A cidade cheia de turistas, babando a nossa beleza e a alegria contagiante do nosso povo. Parabéns pra nós, que temos tolerância pra muita coisa errada. Parabéns , ou que pena?
Vou falar da sujeira....e da alegria dos turistas, que chegam felizes, aproveitam e vão embora ainda mais alegres do que chegaram. Voltam para suas casas. Se considerarmos que a maioria vem da Europa, depois Estados Unidos e outros sul-americanos, eu digo que sair do caos e da sujeira e voltar a pisar em ruas limpas deve enche-los de orgulho. Bem, como me enche de tristeza observar a desordem, a sujeira que temos que aturar, em troca da folia. Não precisava ser assim. Moro na Zona Sul. Um lugar dito privilegiado, mas em torno da minha rua, é só sujeira, mau cheiro...lixo! E alguém pensa que depois disso tudo, a prefeitura manda jogar água nas ruas e calçadas? Não ! Tenho certeza, porque viajo bastante e conheço muitos estrangeiros que vem ao Brasil e gostam, mas que apesar da nossa beleza e da nossa alegria, não deixam de criticar o que está errado. Uns dirão que é inveja, que é pra ter o que falar, mas adoraria saber o porquê não pode ser melhor, porque não podemos ter folia com cidadania e respeito ao próximo.
Estive em Copacabana no domingo, em pleno Carnaval. Fiquei desapontada, eu diria que estava até desanimado. Um trio elétrico aqui, outro acolá, sem nenhuma harmonia, nem boa escolha musical, atraindo alguns coitados perdidos, em busca de ver o tal carnaval carioca... Mistura de ritmos, confusão total e nada realmente atraente de se ver ou fazer, tirando a praia. Restaurantes cheios e igualmente sem conforto, banheiros de dar nojo. É isso que queremos mostrar?
Acho, senhor prefeito, que está presente em tudo, com seus mil chapéus e sapatinhos de festa, que podemos pensar maior e melhor para nós e os nossos visitantes. Queremos seus dólares sim, mas vamos também lhes oferecer conforto e limpeza, com a casa cheia, em festa programada para lhes dar o que merecem, voltarão mais vezes, e não terão como falar mal do Brasil, ao sair, nem nos chamar de coitados sul-americanos, sem extirpe ou educação.
Além do mais, nós merecemos mais do que fama. Merecemos ter orgulhos das nossas conquistas e transformar nossa cidade, numa cidade incomparável para se desfrutar o que há de bom e do melhor. E nós, os cariocas, queremos mais e melhor! Porque a despeito dos que teimam em destruir nossa cidade, o Rio de Janeiro continua lindo,mas que tá sujo tá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário