quarta-feira, 24 de julho de 2013



          





  1. O que eu gostaria de dizer ao Papa Francisco, ou sobre ele...


O Papa Francisco é um idealista, guerreiro, que já pela escolha do nome, ao exemplo do de Assis,pensou em sacrifício, doação...aí me perguntariam, como uma celebridade tão famosa, está exposta ao sacrifício? Aí eu responderia que esse padre de origem argentina sabe o que o espera para voltar a dar crédito a Cúria Romana, que tem perdido nas últimas décadas prestígio e credibilidade junto ao mundo e, o que é pior, junto aos próprios cristãos, que em busca de uma renovação da fé estão caminhando em direção a novas igrejas.

Papa Francisco, Sua Santidade, sabe perfeitamente que sua posição é   política, e que para manter o Catolicismo em alta e recuperar o prestígio perdido,vai ter que lutar ferozmente dentro e fora da Cúria do Vaticano. Nada contra um estado laico ser um dos mais ricos do mundo, mas um estado criado em  nome de Cristo,ser um dos mais ricos do mundo enquanto a humanidade passa fome é quase uma heresia.O Papa sabe de tudo ...quem foi Jesus Cristo, quem foi Francisco de Assis, o que contém a Bíblia, como foi criada a Igreja Católica, de onde provem a riqueza do Vaticano, e como ele chegou até onde está. Esse é um mapeamento simples, e neste jogo da vida,foi jogada uma partida do qual ele saiu vencedor. Por que ? Argentina,América do Sul...na bússola do mundo atual, estamos neste hemisfério,com com o ponteiro apontando Norte voltado para nós...Historicamente sabemos que as coisas acontecem assim...o mundo gira e parece que estamos neste século XXI estabelecendo novas fronteiras para nós aqui da América do Sul.Estamos na virada do jogo. Assim , mesmo levando em consideração as grandezas pessoais do nosso novo Papa, cujas qualidades devem ser grandes, sabemos que foi um lance político que o coroou papa. Só não contavam com  o Francisco em cena,despindo-se da riqueza para dar ao Homem o que ele merece. Devolver ao homem Jesus Cristo, o seu legado. Idealista,rebelde, inconformado com as injustiças do mundo: o homem vale pelo que ele é, não pelo que tem. Só que num mundo capitalista e imoral, esta luta terá que se impor. O Papa vai ficar mal diante do mundo seleto, rico e conservador, quando quiser devolver ao cristão a sua dignidade,o fervor da fé, e a certeza de que a igreja de sua escolha, a Católica, é rica, não só em bens e tesouros,mas rica na sua fé e na sua moral. Os conservadores se revoltarão contra ele, a Cúria irá considerá-lo arrogante querendo vestir as sandálias do santo, ou seja, ao ser inovador no papado atual, mesmo apenas seguindo os passos de Francisco de Assis e Jesus Cristo, ele será considerado um transgressor.
Devo pedir a Sua Santidade o Papa Francisco, atenção e cautela. Mova as peças do seu tabuleirode xadrez na hora certa, estudando e refletindo a forma de renovar a fé cristã, investindo na conduta dos padres da Igreja e  todo o clero de elite, pensando no momento certo de dar o xeque-mate. O mundo é perigoso. Que Jesus lhe inspire, absolva e perdoe....siga os passos de Francisco de Assis, sem querer virar santo, apenas precisamos que renove a Igreja que escolhemos para seguir.

Com esperança,
Cristina




Nenhum comentário:

Postar um comentário